O papel da Governança Corporativa para a democratização da energia solar.

Por Julia Vargas

Quando falamos em ESG, muitos entendem bem os pilares “Ambiental” e “Social” da sigla, mas tenho a impressão de que o pilar de “Governança” é um pouco distante da sociedade, de forma geral.

Sustentabilidade e suas boas práticas, sem dúvida são pautas bastante exploradas e claras ao grande público e, por serem mais palpáveis no dia a dia, são mais fáceis de serem percebidas. 

O mesmo vale para o Social, com as temáticas de diversidade, inclusão, educação – temática que também amo e faz parte no meu escopo diário na Edmond.

Mas e a Governança? 
Durante esta leitura você vai descobrir:

  • O que é Governança;
  • Como ela funciona na prática;
  • Qual a sua importância e papel nos negócios;

 

Convido você a continuar esta leitura comigo e entender melhor todos esses pontos.

O que é Governança Corporativa?

image1
“A governança é essencial para garantir boas práticas e que princípios básicos sejam exercidos” - Foto: Pexels”. | Descrição da imagem: cinco pessoas conversando em uma mesa de reunião)

Para começar, precisamos entender o que “Governança Corporativa” significa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o IBGC, governança trata-se do “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Bastante coisa, certo?

Além disso, a governança determina boas práticas e faz com que princípios básicos se tornem recomendações objetivas. 

É o famoso “organizar a casa”, alinhando interesses para preservar e otimizar valor econômico, pensando em curto, médio e longo prazo. 

É por meio da governança que esses princípios e os processos da gestão de uma empresa são assegurados, com foco no bom desempenho e na transparência.

Ao mesmo tempo, diante de um contexto global de preocupações ambientais e sociais, como mudanças climáticas e discussões sobre direitos humanos, as organizações precisam implementar sistemas estruturados de governança baseados em uma visão de seu papel social. 

Isso significa que a governança é a base do ESG.

Como a Governança funciona na prática e qual a sua importância nos negócios?

image2
“A governança garante que o ambiental seja melhor executado e isso potencializa a democratização da energia solar” - Foto: Pexels”. | Descrição da imagem: painéis em uma usina solar fotovoltaica)

Trago a Edmond, mais uma vez, como exemplo.

Nosso objetivo é criar soluções financeiras e tecnológicas para democratizar o acesso à energia solar. 

E, como já falei no meu perfil pessoal no LinkedIn, penso que atuar com Governança é ter como base as pessoas das iniciativas e de projetos que seguem em consonância com o objetivo das empresas.

Quando mudamos nossa perspectiva do negócio e as pessoas passam a ser a essência de tudo o que uma organização faz, causamos uma disrupção no modelo tradicional. 

Ao buscar e implementar formas de viabilizar energia para a sociedade, o que esperamos, no fundo, é causar uma disruptura positiva no nosso setor.  

Quando a governança estabelece que a companhia deve fazer seus negócios dentro das normas legais, seguindo um sistema estruturado de processos, boas práticas e assegurando valor econômico a longo prazo, ela garante que os quesitos “Ambientais” e “Sociais” do ESG também serão cumpridos.

É exatamente isso o que acontece por aqui.

Ao ter uma Governança Corporativa robusta, a Edmond sabe para onde tem que caminhar e como tem que caminhar. 

O ESG vem transformando a forma de fazer negócios e isso gera impactos para a sociedade. 

A descarbonização e a descentralização do setor elétrico é o nosso propósito e, para isso, nossas iniciativas e a forma de trabalhar são extremamente alinhadas por meio da Governança Corporativa e, claro, estruturadas a partir dela.

Conclusão

Perceba que a Governança Corporativa é algo que vai muito além de uma mera definição da letra G, dentro da sigla ESG.

Ela é a base dessa pauta. E é premissa fundamental para que as outras letras funcionem adequadamente nas organizações.

Para atuarmos com o Ambiental e o Social é necessário primeiro investir em Governança. 

Os impactos em implementar e estabelecer essas ações nas empresas têm sido vistos até mesmo no mercado de capitais. 

Já que, segundo pesquisas recentes, investidores têm se sentido mais seguros em investir em empresas que valorizam e aplicam ESG em suas organizações, pois apresentam menos riscos.

A Edmond tem como política toda a pauta ESG e acredita nas transformações positivas que isso causará, não só para os negócios, mas para toda a sociedade.

Você aplica Governança na sua empresa? Compartilhe conosco aqui nos comentários a sua experiência com esse pilar ESG tão importante.

Acompanhe as nossas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIN, e saiba mais sobre a atuação da Edmond no segmento do solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN

Clique no serviço que deseja acessar